quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Parabéns Aos alunos do 2º A e 2º B que participaram.

Parabéns a todos os alunos que participaram do blog, comentando sobre a radioatividade. Em linhas gerais os comentários foram pertinentes aos assuntos e tiveram argumentações dentro do conteúdo estudado. Espero que continuem crescendo no saber.

Um abraço e até a próxima polêmica.

Resultado do Concurso de Comentários do 2ºA sobre Radioatividade Aliada ou Inimiga

Radiação: Problema ou solução?
A radiação pode servir tanto para o bem quanto para o mal. Nas mãos certas ela salva vidas e desenvolve tecnologias, porém provoca também doenças, e pode matar muitas pessoas.
Na medicina alguns elementos radioativos são usados em diagnósticos e no tratamento de várias doenças.
Nas industrias usam-se radioisótopos para detectar corrosões em lâminas metálicas, além de várias outras finalidades, como na agricultura, e para saber a idade de fósseis.As emissões γ (gama) são as mais radioativas dos raios x, e com maior poder de penetração chegando a atravessar até 30 cm chapas metálicas, e 5 cm em placas de chumbo, esta radiação é a mais perigosa, sua grande concentração no ar pode provocar câncer, e ssua possível morte.
Ao longo dos anos vários foram os acidentes radioativos ocorridos no mundo, como em Goiânia, e na Ucrânia, além disso as ameaças terroristas de construir armas nucleares enchem o mundo de medo, assim como o estouro de uma 3ª Guerra Mundial com a utilização de Bombas atômicas. Por tudo isso a radiação é vista com muito desconfiança e receio, pois ao mesmo tempo que nos ajuda bastante, ela pode servir de insturmento para morte de milhões de pessoas, e até mesmo a destruição de nosso mundo.Portanto, é dificil saber se a radiação é mais nossa maiga ou inimiga, mas a verdade é que ela não está aqui para nos fazer mal, o problema é para qual finalidade se da o seu uso.

Autora: Wéllika Antonio de Castro

Parabéns, Wellika seu texto foi bem sucinto, colocou os efeitos benéficos, colocou o grande medo da humanidade a respeito da radiação e principalmente a origem desse medo, mostrando que realmente há fundamento para esse 'pânico' quando falamos de radioatividade.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Resultado do Concurso de Comentários do 2ºB sobre Radioatividade Aliada ou Inimiga

Colégio estadual João Xavier Ferreira
Data: 17-09-09
Aluna: Franciely Aparecida Ribeiro da cunha
Profº: Vivian Almeida
Série:2ºB
Disciplina: Química

Radioatividade: inimiga ou aliada?

Essa é uma pergunta que deve ser muito questionada antes de ser respondida, pois a radiação pode trazer vantagens e desvantagens.Os pontos positivos é que ela é usada na medicina, no tratamento dos tumores cancerosos, como na radiologia, na radioterapia, nos raios-x, que são muito importantes para detectar fraturas e também na medicina molecular. E nas indústrias é utilizada para obter energia nuclear. E outro ponto positivo é que a energia gerada por ela não causa efeito estufa.Já os pontos negativos é que no caso de um vazamento nuclear, pode causar grandes danos ao meio ambiente, aos animais e às pessoas em torno dela,pois uma pessoa que é contaminada pela radioatividade pode gerar um câncer e claro até a morte.E também,quando uma pessoa é atingida pela radiação é impossível perceber imediatamente,pois a radiação não provoca nenhuma dor ou lesão visível.Os efeitos da radiação pode ser a longo prazo e a curto prazo,ou somente apresentar problemas aos seus descendentes(filhos,netos).Sendo assim é certo afirmar que a radiação pode ser maléfica ou maléfica, porque ela é útil na medicina e nas indústrias, porém ela pode ser prejudicial ao meio ambiente e ás pessoas.


Parabéns, Franciely seu texto foi bem sucinto e colocou os efeitos benéficos e maléficos da radiação.

Só uma correção:
Onde está:
Sendo assim é certo afirmar que a radiação pode ser maléfica ou maléfica, porque ela é útil na medicina e nas indústrias, porém ela pode ser prejudicial ao meio ambiente e ás pessoas.

Leia-se:
Sendo assim é certo afirmar que a radiação pode ser maléfica ou benéfica, porque ela é útil na medicina e nas indústrias, porém ela pode ser prejudicial ao meio ambiente e ás pessoas.