O prazo para enviar seu comentário mudou, vocês podem postar o texto dissertativo sobre "Radioatividade: Inimiga ou aliada" até 18/09/09 (Sexta-feira). Não esqueça de emitir sua opinião.
Novo Prazo: 18/09/09 até 16:00.
Confirmo a participação de:
Wéllika Antonio de CastroBruno Cosmo dos S. Pimentel, 2ºAno
Aluna: Wálita Fernandes da Silva.
Aluna: Amanda da Silva Ferreira
Aluno: Helide Jeiel
Aluno: Thiago Marcio R. Souza
(Um anônimo - sem nome, logo, sem nota)
Se você tentou enviar, mas seu nome não está na lista, pode ter havido problemas técnicos. Por favor tente de novo.
8 comentários:
Radioatividade, sinônimo de poder.
Porque algo fenomenal pode causar tanta dor e destruição, mesmo assim trazer benefícios a todos? O que se esconde atrás de tanto brilho, beleza e poder?
A radioatividade que marcou a vida de tantos em desastres como, a explosão do reator em usina na cidade de Chernobyl – Ucrânia, o incidente provocado em Goiânia – Goiás e a inevitável bomba de Hiroshima. Todos deixando muita destruição, morte, doença, dor e sofrimento.
Além do mais, deixando simplesmente a esperança mútua daqueles que sofreram e ainda sofrem com doenças causadas pela radioatividade. Por outro lado a radioatividade traz benefícios que muitos necessitam tais como, como:
- tratamento médico (quimioterapia ou radioterapia)
-raios-X
- no diagnóstico de doenças como tireóide e outros.
Por tudo isso, o elemento radioativo pode ajudar bastante sendo utilizado de maneira correta,
Beneficiando a todos que dele necessitam.
ALUNA: INGRID RAPHAELLY
SÉRIE: 2°B MATUTINO
N°: 14.
Pelo conteudo estudado,e visto na sala de aula podemos relatar a radiotividade inimiga e aliada atraves dos seus beneficios e seus maleficios.
A radioativadade, quando utilizada de forma controlada, pode trazer muitos benefícios para o homem.
Hoje em dia ela e muito utilizada na area da Medicina como por exemplo na area da radioterapia que e destinada principalmente ao controle do câncer, usada para revelar filmes (raio x)e tambem em industrias alimenticias para conservar alimentos.
Ao mesmo tempo em que as radiações podem trazer benefícios para a humanidade, também podem trazer malefícios como,a bomba atomico,o acidente com o césio-137 em goiania ke gerou doenças e a morte de pessoas.
Nunca aproxime ou mecha em algoo ke posssa ter algum tipo de radiaçao e que esteja ao ceu aberto,tente evitar o maximo.
Colegio Estadual João Xavier Ferreira
Crixás, 15 de Setembro de 2009
Nome: Helen Moraes Soares N°:12
Turma: 2°'B'
"Radioatividade"
A radiação como muitos não e diferente tem dois lados, um que traz benefícios aos humanos e outro que nos traz grandes problemas a sociedade e a existência humana.
Como há alguns anos a vinte anos para ser mais especifica, um cidade no exterior teve um acidente nuclear que devastou a cidade, mesmo após vinte anos dessa tragédia Chernobyl ainda não pode ser habitada, pelo alto índice de contaminação radioativa, como o ataque ao Japão com duas bombas nucleares que matou milhares de pessoas.
Então considerando que o homem usufruí alguns meio de modo errado e prejudicial, ainda pode-se contar com a radioatividade utilizada de maneira correta, que vem à nos trazer benefícios.
Ah radiação como beneficio ao ser humano e mais utilizado na medicina, para raio-x, pois a radiação tem a capacidade de atravessar a matéria, a radioterapia, para curar câncer malignos pois a radiação ataca diretamente o tumor, esterilização de instrumentos médicos e a energia atomica. A radioatividade não prejudica o ser humano quando usado em pequenas quantidades ou quando o ser humano não fica muito tempo exposto a ela.
Em um contexto geral, considerando todos os malefícios (bobas nucleares), a radioatividade possui o seu lado bom, digamos assim, pois se não houvesse radioatividade não haveria a cura de alguns tumores, ou ate mesmo provocaria mais doenças pela falta de higiene medica, e deixaria mais complexa e mais difícil a profissão medica, pois o raio-x ajuda revelando a parte do corpo que esta quebrada, por exemplo.
P.S Ah radioatividade sempre será aliada do ser vivo for usada de maneira correta e positiva.
Radioatividade é a emissão espontânea de radiação pelos núcleos dos átomos de determinados elementos. Perceba que falamos em radiação espontânea, ou seja, independe de estar ligado ou desligado. Um aparelho de raios-X emite radiação quando ligado, mas se o desligarmos a emissão cessa. O aparelho de raio-X não é, portanto, radioativo, embora emita radiação.
Radiação faz mal?
Somos "projetados" para suportar determinados níveis de radiação. Obviamente se ficarmos expostos a quantidades maiores podemos ter uma série de problemas, que vão desde simples queimaduras até câncer.
Radição traz algum benefício?Sim. A radiação tem propriedades que nos podem ser muito úteis:
• Radiação pode ser absorvida ou atravessar a matéria;
• Pela absorção da energia (em forma de calor), células e pequenos organismos podem ser destruídos;
• A propriedade de penetração das radiações permite identificar a presença de um radioisótopo em determinado local;
• A quantidade de energia gerada pela fissão nuclear é muito grande.
Podemos utilizar a radiação em processos industriais, procedimentos médicos, fármacos e na geração de energia. Basta fazê-lo com responsabilidade, fato que não se restringe apenas à radiação.
Alunas: Taísa e Denilia 2ºano A
Radioatividade
Estamos sempre sujeitos a radioatividade, pois ela sempre esteve presente na natureza.
Mas o nosso organismo foi criado por Deus com uma capacidade fantástica de recuperação. O nosso corpo sabe eliminar os efeitos da radioatividade, se recuperando bem, quando a radioatividade está presente em pequena quantidade.
Quando temos substâncias ( a maioria preparadas pelo homem, concentrando a radiação existente em substâncias e minerais na natureza) que tem elevado grau de radioatividade, então nosso corpo não dá conta de reagir e pode aparecer várias doenças, inclusive o cancer.
Existem elementos que emitem partículas alfa (dois prótons e dois neutrons) de seu núcleo. É o tipo de radioatividade menos prejudicial, já que a própria pele bloqueia a entrada dele no corpo. (produz efeitos quase só superficial na pele)
Existem elementos que emitem partículas beta (elétron emitido pelo núcleo). É um tipo de radioatividade mais prejudicial que a partícula alfa, já que penetra mais no corpo.
E finalmente a radiação gama, não é uma partícula e sim uma radiação - onda eletromagnética, é muito energética e muito prejudicial ao nosso organismo. É o que causa a maioria dos problemas com radiação.
Assim elemento radioativo não prejudicial não existe.... mas o prejuízo depende de como você se expõe à radiação.
Em pequenas quantidades, o corpo se recupera bem, em quantidades grandes, aparecem muitos tipo de problemas, alterando inclusive o código genético das células.
Os benefícios que se tem com o uso da radioatividade são muito grandes, por isso é necessário utilizar materiais radioativos, mas todo cuidado sempre será pouco ...
Aluna: Bruna Rayanne 2ºano A
a radiacao pode ser provocado
ENTENDI QUE A RADIACAO TAMBEM PODE SER PROVOCADO OU SEJA TER PROBLEMAS EM ALIMENTOS.É UMA RADIACAO QUE É EFETIVA NA DESINFESTACAO EM CLIMAS QUENTES EM INSETOS OU ALGUMA PLANTACAO COMO MILHO SAFRA ETC.A RADIOTERAPIA É DESTINADA OA CONTROLE DO ACNCER A RADIACAO PENETRA NO CORPO E ATINGE TUMORES MALIGNOS.O PACIENTE FICA EXPOSTO COM UM MARCADO SOB UMA DOSE Q. É UMA REGIAO QUE PODE SER TRATADA.O ESTUDO APNTA A POSSIBILIDADE QUE O GLOBAL É PROVOCADO PELO EUMENTO DA EMISSAO DE GAS CARBONO NA ATMOSFERA CAUDADO PELA QUEIMA DE PETROLEO CARVAO MINERAL E GAS.EM MUITOS LUGARES 130 TONELADAS DE URANIO SAO ESGOTADO SOB AS TERRAS.
Aluna: Marina de Siqueira Marques
Radiação uma vantagem universal
Essa parece ser uma questão bastante abordada nos dias atuais. Radiação é o efeito químico proveniente de ondas. Quando falamos em radiação, a primeira coisa que vem à nossa mente é algo como bombas atômicas e armas nucleares. Muitas pessoas fazem a triste associação da radioatividade com apenas coisas negativas, mas ela é mais do que isso.
A radioatividade apresenta funcões em diversas áreas a maioria, pouco divulgadas.Ela pode ser utilizada na Medicina(em tratamentos de queimaduras e câncer, por exemplo); na esterilizacão de material cirúrgico; na conservacão de alimentos; na busca por petróleo; na eliminação de pragas e outros.
Outras vantagens são o custo-benefício do combustível o que evidencia o seu alto potencial energético; a promoção do desenvolvimento cientifico através do uso de fontes alternativas; e o fato de não contribuir para o aquecimento global.Para que as vantagens sobressaiam às desvantagens, deve-se priorizar a segurança nas usinas. Dessa forma, acidentes nucleares poderão ser evitados e ainda mais pessoas se beneficiarão de uma fonte energética que cresce a cada dia.
A energia nuclear é uma das alternativas para se garantir o abastecimento de energia nos próximos anos. A energia é obtida por fissão nuclear, onde os núcleos atômicos são bombardeados por certas partículas e se partem, liberando a energia que armazenam.
Postar um comentário